top of page

A Rotina 3x3 da Encantadora de Bebês


Você pode até discordar, mas para mim, depois de amor, carinho, muitas mordidas, leite e fraldas, a rotina é uma das coisas mais importantes na vida de um bebê. E quando eu falo rotina gente, por favor não me entendam mal, não precisa ser aquela coisa chata que nunca muda. Já ouvi tanta gente dizer: -eu não uso rotina com o meu filho – cada dia eu faço uma coisa – eu não vou mudar a minha vida, ele é que se adapte à minha. Bom, a verdade é que, a não ser que seu bebê seja um anjo de candura, sorria para tudo, não chore e durma bem, a sua vida vai mudar depois que ele nascer. E aí você tem uma escolha, descobrir isso da forma mais fácil, ou da mais difícil. A rotina é boa, ela pode ser flexível, ela pode se a adaptar a cada família, deixando claro que tudo vou dizer aqui é baseado em opiniões pessoais que formei através da minha experiência.

Vou tentar explicar, bem por cima, como funciona a rotina 3 x 3 da Tracy Hogg (A Encantadora de Bebês), e depois vou contar como foi a minha experiência na introdução da rotina. Li o livro azul daTH (ela tem outros 2), THE SECRETS OF THE BABY WHISPERES em inglês, Os Segredos de uma Encantadora da Bebês, e não explico aqui toda a sua metodologia e reforço que a leitura, ou pelo menos uma pesquisa mais avançada, é necessária para a implantação da rotina. Basicamente a rotina EASY consiste em ciclos de 3 em 3 horas, divididos em EAT (comer), ACTIVITY(atividade), SLEEP (dormir), YOU (você). O primeiro ciclo se inicia por volta de 7 da manhã quando o bebê acorda e é amamentado (E), depois disso vem a atividade, e aí depende muito do tamanho do seu bebê, se ele for muito pequenininho a atividade será somente ficar na cadeirinha ou deitadinho em um tapetinho de atividades, talvez dar uma volta de carrinho, ou simplesmente trocar a fralda. Logo após a atividade você tem que fazer a transição para a soneca do bebê (S). Quando o bebê dorme a mamãe tem um tempo para ela (Y). E ai nessa hora você vai fazer o que tiver que ser feito, lavar uma roupa, fazer almoço, descansar, fazer as unhas, enfim, algo que você não possa fazer quando o bebê esta acordado.

Os horários das mamadas norteiam o iníco do ciclo:

7hrs -10 hrs

10 hrs-13 hrs

13hrs -16 hrs

16hrs -19 hrs

Dentro do último ciclo entra o banho como atividade, que já fará o bebê relaxar para dormir as 19:00 da noite, sim as 19:00 da noite. Os bebês precisam de muitas, muitas horas de sono noturno, pois estão em crescimento constante, além das sonecas do dia. As 19:00 a mamãe dá o “último” mama do dia e coloca o bebê para dormir. Entre 22:00 e 23:00 horas na rotina da Encantadora entra a mamadas dos sonhos, quando você amamenta o bebê ainda dormindo para que ele siga alimentado pela noite. Se ele ainda não dormir a noite toda, continuar a amamentação durante a noite conforme necessário. Meu próximo post será específico só sobre essa Mamada dos Sonhos. Ah, estamos falando aqui de bebês até 6 meses que se alimentam exclusivamente de leite.

Francisco, era e ainda é um bebê muito guloso, então mesmo tendo introduzido leite artificial à sua alimentação, ele não conseguia esperar 3 horas para a próxima mamada. Minha rotina ficou assim : 2,5 x 2,5. A introdução de rotina no bebê não é muito fácil, é desgastante para os pais, pois nos primeiros dias o bebê não está acostumado e as mudanças não o agradam. No entanto quanto mais novo o bebê menos tempo ele demora para se acostumar a uma nova rotina. Na verdade é dito que enquanto uma criança de três anos pode demorar até três meses para mudar seus hábitos, um bebê de 2 meses pode mudar em apenas 3 dias se os pais forem consistentes. Para nós aqui em casa, a parte mais importante da rotina foi o fim do dia, o banho e a preparação para dormir. Antes de implantarmos a rotina o Francisco chorava todos os dias por volta de 6 da tarde, claro, ele acordava muito cedo e já estava exausto, precisava recarregar as baterias. Mas eu pensava comigo – imagina, se eu colocá-lo pra dormir agora, vai acordar as 3 da manhã – errada, muito errada. Ele pode dormir às 23 ou às 19, ele vai levantar entre 6 e 7 da manhã, se ele for dormir mais tarde, não vai acordar mais tarde, e vai estar perdendo preciosas horas de sono e descanso para a mamãe. No último ciclo do dia ele já estava cansado e não conseguia tirar uma soneca, passamos então a leva-lo para o quarto entre 18:00 e 18:15, ele ficava no berço um pouco enquanto eu preparava o banho e entre 18:40 e 18:50 já estava pronto para mamar e dormir. Mamava e dormia, as vezes mais rápido, as vezes demorava mais um pouquinho pra pegar no sono, mas dificilmente passava das 19:30. E ai eu tinha o meu Y (you) da rotina EASY, mais longo, quando eu podia relaxar e descansar pois só o amamentaria novamente depois das 22:30. Considerações pessoais: - Bebês não gostam de surpresas. É muito importante que ele saiba o que esperar, e quando a mãe faz as coisas de maneira parecida todos os dias ele já sabe o que vem depois, não se frustra, não chora tanto. - O banho a noite. O banho antes de dormir é fundamental para que ele relaxe e possa emendar um sono longo. - A rotina tem que ser seguidas a risca todos os dias? Seria ótimo, mas não é possível, todos saímos, temos compromissos e os bebês também tem que aprender que as vezes o dia é diferente.

-Você precisa seguir essa rotina exatamente assim? Não. O importante é a rotina estar adaptada à família e que o bebê se sinta confortável e feliz com ela.

- O Francisco parou de chorar depois que entrou na rotina? Não, hehehehe. Mas diminuiu muito e as minhas noites foram muito mais tranquilas.

-Eu vou seguir a rotina 3x3 para sempre? Eu não segui, mudei, adaptei à minha realidade e funciona para mim. Mas no início segui piamente, e ela foi fundamental para que pudesse entender, acalmar e me conectar com meu bebê.

- A rotina da Encantadora de bebês funciona? Demais, pelo menos para mim funcionou muito. Com três meses o Francisco já dormia a noite toda, aos 4 meses já era um bebê bem mais tranquilo do que era aos 2. Mas, muito, muito importante, a rotina da Tracy Hogg tem que ser seguida como um todo para que funcione e se complete, não adianta pegar uma técnica isolada e tentar aplicar, o certo mesmo é ler todo o livro para entender e se fascinar.

Tenho muitas informações sobre esse assunto e se vocês tiverem interesse posso escrever mais a fundo a respeito.

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Recent Posts
bottom of page