top of page

Você Sabia?


Ok, então você estudou e estudou inglês no Brasil e aí chega aqui, não adianta, nem no dicionário mais completo da sua escola você encontraria explicação para coisas que são só daqui. Como já disse em outro texto, a Inglaterra é um país cheio de peculiaridades. Então vamos lá para algumas dicas para quem quer vir, chegou agora ou já mora aqui mas ainda não sabe. Vou fazer vários textos com dicas para dar uma facilitada na vida de quem possa estar perdido, aí vão algumas:

1) GP. Você chega aqui e todo mundo começa a falar de GP (dipi) , que tem que ir no GP, que foi no GP. Você vai, você usa o serviço, mas sabe realmente o que é? O que muitos brasileiros chamam de GP na verdade é uma Surgery. As surgeries são os consultórios dos GENERAL PRACTITIONER’s ou GP’s. Eles são Clinicos Gerais, médicos sem uma especialização que atendem a comunidade local. Você deve então, se registrar na SURGERY do seu bairro, ou a mais próxima da sua casa para poder se consultar. Se o GP achar que o seu problema é mais serio, ele pode te referir a um CONSULTANT, que é um médico especialista. Os especialistas trabalham normalmente nos hopitais e não nas surgeries.

2) Would you like the receipt in the bag? Em qualquer loja, farmácia, mercadinho que você for aqui na Inglaterra, ao final de sua compra a pessoa vai te perguntar se você gostaria do recibo dentro da sacola. Aparentemente essa prática ocorre para evitar problemas futuros, no caso de você precisar trocar o produto e saber onde você realmente colocou o recibo (na carteira, no bolso, bolsa, ou dentro da sacola), é uma maneira do caixa garantir que o cliente "recebeu o recibo". Já outras pessoas dizem que a única razão da pergunta é que se eles (pessoas que trabalham no caixa) não fazem a pergunta a pessoa pede o recibo, meio estranho né? Mas parece que é isso mesmo, como todo mundo pedia o recibo, os comerciantes passaram a pedir que o funcionário do caixa diga: Você gostaria do recibo na sacola? E isso faz com que as pessoas o queiram na sacola, e não o peçam. Normalmente o cliente já diz - só joga na sacola - assim que o caixa começa a fazer a pergunta, mas antes das perguntas serem introduzidas, se o caixa só o colocasse na sacola, o cliente faria questão de pedir o recibo. Se você já ouviu alguma outra versão da história deixe nos comentários, pois ainda não existe uma explicação exata.

3) A sagrada QUEUE. Sim, é verdade. Talvez uma das maiores particularidades dos britânicos seja como eles são metódicos com relação às filas. Eles adoram uma fila, é fila no banco, no supermercado, no trânsito.

Tudo começou no período pós guerra, a polícia teve que intervir na distribuição de alimentos racionados, e como forma de organização surgiram as filas. Depois disso com a Revolução Industrial muitas pessoas foram para as cidades e as pequenas tendas tornaram-se mercadinhos e as filas organizavam os consumidores.

Contudo, apesar de fazerem a fila, e respeitarem a fila, isso não signifaca que gostem de ficar enfileirados, eles são tão impacientes como qualquer outra raça, mas nunca irão cortar uma fila. Enfim, a fila é respeitada, e sagrada(mesmo que tenha outro caixa eletrônico disponível ?!?, talvez seja muito pra minha simples mente Brasileira), e se você quiser se dar bem por aqui, é melhor respeitar a fila também!

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Recent Posts
bottom of page